Aproveite o inverno para cuidar da sua pele!

05-07-2015
inverno

O clima seco e frio do inverno pode deixar a pele muito mais ressecada do que nas outras estações do ano. Nesse período é comum observar descamações, rachaduras, sensação de repuxamento, coceiras e até um aumento das marcas de expressão.

É justamente nessa estação que os tratamentos de pele estão mais indicados. Nela, a exposição ao sol é menor, o que garante resultados mais rápidos e eficazes, fazendo com que a pele fique mais bonita e preparada para enfrentar o verão, estação com alto índice de radiação solar.

O período é ideal para tratamentos à base de ácidos, peelings, laser etc. É um momento importante também para investir em substâncias que agem de dentro para fora, nutrindo as células com nutrientes e aminoácidos específicos, capazes de ativar a síntese de colágeno e restaurar funções ou condições alteradas da derme.

As maiores estrelas nessa área são os suplementos à base de colágeno hidrolisado, enriquecidos com vitaminas e minerais específicos, que além de estimular a síntese de colágeno pelos fibroblastos, ajudam a neutralizar os radicais livres, tratando a pele e prevenindo o ressecamento e a perda de elasticidade.

O envelhecimento decorrente do desgaste natural das nossas células reduz lentamente a capacidade do corpo em sintetizar o colágeno, proteína fundamental para a beleza e saúde da pele. Como se não bastasse, a radiação solar ativa enzimas que provocam a degradação de colágeno e de outras proteínas importantes da matriz extracelular da derme.

Com a redução do colágeno, a pele fica seca, fina, flácida e muito mais sensível a escoriações e aos efeitos da exposição solar. Pequenos cortes começam a levar mais tempo para cicatrizar, as manchas proliferaram com rapidez  e surgem as rugas e estrias. Todos esses efeitos são sentidos com muito mais intensidade durante o inverno, o período mais seco do ano.

Estudos mostram que o consumo de colágeno hidrolisado em pó (entre 8 a 10g/dia), enriquecido com vitaminas e oligoelementos com ação antioxidante, tais como as vitamina C, E, A e zinco, por exemplo, é capaz de promover a síntese e reorganização de novas fibras de colágeno, desacelerando a ação do envelhecimento, ajudando a adiar tratamentos mais invasivos como o botox, preenchimentos e plásticas.

Veja outras dicas que ajudam a potencializar os efeitos dos tratamentos durante o inverno: 

- Cuidado com a radiação solar: use protetor mesmo nos dias nublados;

- Não descuide da hidratação. Ingira pelo menos 2 litros de água/dia;

- Siga uma dieta balanceada. Inclua no cardápio frutas e verduras de cores variadas, fontes de nutrientes antioxidantes;

- Evite buchas e banhos demorados com água quente, que retiram a oleosidade natural da pele e use sabonetes neutros. Uma dica é usar o hidratante no banho;

- Limpe, tonifique e hidrate a pele, especialmente à noite;

 

Fonte: Informativo nutricional Sanavita/ Junho -2015