AROMAS – “un je ne sais quoi, un presque rien” – 2a parte

23-08-2015
064142-250713-aromatherapy

AROMAS – “un je ne sais quoi, un presque rien”

(“um não sei o que, um quase nada”) 2ª parte

Segundo Jean-Jacques Rousseau o sentido do olfato é a própria imaginação. Alguns autores precisaram de sensações olfativas para estimular a criatividade. O cheiro está diretamente ligado à memória; de fato, as lembranças olfativas são muito precisas e quase indeléveis. O psicanalista francês André Virel costumava usar fragrâncias para trazer à tona, lembranças esquecidas. O cheiro e o gosto de uma fatia de bolo com uma xícara de chá inspiraram Marcel Proust numa das maiores obras primas da literatura, um trabalho de introspecção inigualável na precisão e no vigor. Provavelmente todos tem seu perfume inspirador. Você já encontrou o seu?

BANHEIRO

Este local é onde todas as impurezas são mandadas embora. O banheiro funciona como um escoador de energias e é importante deixar a tampa do vaso sanitário sempre abaixada, para que os maus fluidos eliminados não voltem. Este é o local da casa que deve ser muito bem limpo e pede aromas frescos e higienizadores. Confira abaixo os óleos essenciais mais indicados para o ambiente:

  • Óleo Essencial de Lemongrass: antisséptico e bactericida, deixa o banheiro com aroma refrescante.
  • Óleo Essencial de Tea Tree: antimicrobiano, desinfetante e antisséptico, o óleo é muito eficaz para acabar com bactérias, fungos e outros germes.
  • Óleo Essencial de Menta: Alivia as tensões e o stress
  • Como usar: Em um aromatizador elétrico ou de cerâmica, pingue cinco gotas do óleo essencial escolhido e deixar aromatizando o ambiente. Se preferir, após lavar o banheiro, em um balde de um litro de água pingue 10 gotas de óleo essencial de Pinho ou Tea Tree. Depois é só passar com um pano a mistura na pia, no vaso sanitário e em todo o chão do banheiro. Além de aromatizar este ambiente, a mistura ainda vai eliminar todas as bactérias.

QUARTO

Os quartos são locais sagrados, onde as pessoas relaxam e buscam dormir bem ou ter prazer com as relações sexuais. Nos quartos das crianças os melhores aromas são os que relaxam, acalmam, e induzem ao sono tranquilo. Já no quarto dos casais, além dos aromas citados,também é possível usar óleos que despertam o desejo sexual e apimentam a relação. Veja abaixo algumas dicas:

  • Óleo Essencial de Lavanda: calmante, ansiolítico, age como sedativo, ótimo para ter uma boa noite de sono, já que também combate a insônia.
  • Óleo Essencial de Canela: tem propriedades afrodisíacas, estimulando o sistema glandular e aquecendo o ambiente.
  • Óleo Essencial de Ylang-Ylang: afrodisíaco, é utilizado para ajudar nos problemas com impotência. Deixa um aroma doce, floral e exótico no ar.
  • Óleo Essencial de Erva Doce: calmante, relaxa o corpo e a mente.
  • Como usar: Para promover o bom sono das crianças, pingue em um aromatizador elétrico ou difusor umidificador (que além de espalhar o aroma também ajuda a umidificar o ar em dias de tempo seco, evitando que as crianças fiquem com o nariz e garganta secos e irritados) 10 gotas de óleo essencial de Lavanda e Erva doce, no total. Outra alternativa é pingar um gota de óleo essencial de Lavanda ou Erva doce nas roupas de cama (principalmente na fronha), uma hora antes da criança dormir.

No quarto dos adultos, também no aromatizador elétrico ou rechaud, pingue de 10 a 15 gotas dos óleos essenciais escolhidos que melhor se encaixam na ocasião, seja para dormir e relaxar ou apimentar a relação.