AURICULOTERAPIA

21-05-2016
auricoloterapia

Hoje, muitas doenças são consideradas psicossomáticas. Analisando o que é esse “psicossomático”, conclui-se que nada mais é que um caminho de energias perversas que desequilibram o Yang e o Yin do meridiano do corpo, gerando patologias. Existem síndromes do pânico, depressões, dores polineuríticas, fibro- mialgias que, no fundo, são todas as não-realizações pessoais. É uma forma de desequilíbrio energético. É a falta, muitas vezes, daquele hábito antigo, de quando as pessoas colocavam a cadeira na calçada e ali faziam sua terapia, batiam papo, jogavam fora suas neuroses, seus problemas. Hoje, por falta de confiabilidade, por medo da “fofoca”, por decepção, por falta de amigos, realmente o ser humano está cada vez mais embutido em suas frustrações, essa energia perversa é descarregada para dentro do próprio organismo, causando, assim, todas as doenças psicossomáticas. Estuda-se muito o indivíduo isoladamente, esquecendo-se dele como um todo inserido no meio em que vive. A farmacopéia brasileira é muito grande e a farmacologia se aproveita dela, fazendo remédios biossintéticos, cujos efeitos colaterais, às vezes, são muito maiores que seus efeitos benéficos. Ao contrário, a medicina natural tenta analisar o indivíduo dentro do meio em que vive. O bom terapeuta deve ter presente essa importante noção, não esquecendo de que vai tratar o indivíduo como um todo, não simplesmente sua única e “dita” doença. Uma das formas desse tipo de tratamento, analisando e cuidando do indivíduo como um todo, inserido em espaço e tempo delimitados, é a auriculoterapia. A auriculoterapia tenta desenvolver um tratamento preventivo e curativo.

A Auriculoterapia ou Acupuntura Auricular é um ramo da Acupuntura destinado ao tratamento de disfunções e doenças físicas e ou mentais através de estímulos realizados por agulhas, sementes ou esferas em pontos situados no pavilhão auricular. Cada orelha tem pontos de reflexo que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. O estímulo auricular procura tonificar ou sedar os respectivos órgãos ou regiões, tendo como base todo o conceito da Medicina Tradicional Chinesa, visando sempre atingir o equilíbrio energético corporal, e consequentemente o alívio, bem-estar e até mesmo a cura. Ela pode ser utilizada inclusive como um trabalho preventivo, dando ao organismo energia suficiente para impedir enfermidades, uma vez que a orelha apresenta sinais clínicos antes mesmo delas se manifestarem no corpo, além de acelerar a eliminação dos efeitos colaterais dos medicamentos como a cortisona, antidepressivos e calmantes. A aplicação pode ser realizada em pacientes de qualquer idade, inclusive crianças.

A Auriculoterapia é indicada para o tratamento de muitas enfermidades como dores agudas e crônicas, processos inflamatórios desde sinusite a tendinites, hipertensão, diabetes, distúrbios do sono, ansiedade, depressão, intoxicações por uso de drogas, tabaco e medicações, enxaquecas, distúrbios intestinais e obesidade. Como qualquer outra forma de tratamento, a Auriculoterapia também tem contra-indicações: mulheres grávidas não podem receber aplicação até o 3º mês de gestação ou sem indicação médica e não se deve realizar o tratamento em uma orelha com lesões ou ferimentos para se evitar o risco de uma infecção. Deve ser sempre aplicada com cautela e com segurança e é necessário que uma avaliação seja muito bem realizada e todos os aspectos auriculares sejam observados, afinal, para que se atinja o resultado esperado, o diagnóstico energético auricular é de extrema importância.

Se você é um Profissional da área da saúde e bem-estar e tem interesse em conhecer e aprender mais a respeito da Auriculoterapia, será ministrado um curso aqui mesmo na nossa cidade. Para maiores informações e inscrições, entre em contato pelo telefone 97177-2290 ou pelo e-mail: fisioanapaula@yahoo.com.br