Calêndula, muito além do jardim!

10-02-2014

Dona de pétalas alaranjadas, lembrando uma margarida, ela é poderosa e coleciona inúmeras ações terapêuticas. É anti-inflamatório potente, além de funcionar como antisséptico e antioxidante, também é descongestionante, ajuda a melhorar a circulação e combater edemas, ela é cicatrizante e refrescante.

Por todas essas qualidades, em spray. chá, extrato, tintura, gel, protetor labial ou pomada, os princípios ativos da calêndula ajudam no tratamento da acne e podem amenizar sintomas de alergia ou irritação na pele, inclusive no tratamento de feridas. Também é um santo remédio para acalmar a pele castigada pelo excesso de sol e para casos de descamação ou oleosidade excessiva do couro cabeludo – nesse caso, a tintura pode ser acrescentada ao xampu.

Compressas feitas com o chá gelado são boas opções para combater o inchaço do rosto ou mesmo dos olhos, resultado de cansaço ou uma noite mal dormida.

Guardar rancor não faz bem a ninguém e esse sentimento parece que nos aprisiona na dor da decepção. Como ingrediente na formulação de florais, a calêndula pode nos ajudar a aprender a perdoar. Já algumas gotas de tintura em uma bacia com água morna fazem um escalda-pés muito eficiente quando o objetivo for recuperar as energias e garantir um sono tranquilo e revitalizante. Na culinária, ela é usada para enfeitar saladas, patês, massas de pães e bolos e iogurtes. “O chá feito com uma colher de sopa da planta seca em meio litro de água, adoçado com mel, servido bem gelado, é perfeito para refrescar o organismo no calor”.

Propriedades da calêndula para a pele:
 

  • Anti-inflamatório. Se você sofre de pele seca, dermatite, mamilos rachados, vermelhidão por causa de queimaduras do sol, a calêndula é uma planta que reduz a inflamação da pele e a dor do inchaço.
  • Regenera a pele. A calêndula tem a propriedade de curar feridas, revitalizar a pele. Estimula a secreção de colágeno, proteínas epidérmicas.
  • Eficaz para bactérias e fungos que afetam a pele. Se você tiver alguma bactéria ou fungo a calêndula tem compostos que reduzem a infecção.
  • Cicatrizante para úlceras de decúbito, escaras e úlcera varicosa.
  • A pomada de calêndula faz parte de qualquer pronto socorro doméstico, pois não há corte que resista a ela.
  • Protetor Labial com própolis, calêndula, aloe vera e FPS30. Protege os lábios dos ressecamentos e rachaduras causados pelo excesso de frio, calor,vento,etc.