Carnaval com saúde e diversão

03-03-2014

O Carnaval coincide com a época mais quente do ano: o verão. Por isso para aproveitar a festa e evitar desconfortos durante os desfiles e bailes, os cuidados com a alimentação são fundamentais.

A chance de ocorrer desidratação nesse período é muito maior, principalmente quando há o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que aumentam a eliminação de água pelo organismo. Os cuidados com a hidratação poupam os músculos da fadiga. Portanto, beba bastante líquido na forma de água, suco de frutas, água de coco e chás gelados.

O suco de clorofila, além de hidratar e fornecer vitaminas e minerais, ajuda a desintoxicar o organismo.

Alimentos gordurosos, além de muito calóricos, têm digestão lenta e difícil, podendo acarretar indisposição e cansaço. É recomendado evitar carnes gordas, frituras e salgadinhos. Opte por saladas com legumes e verduras, pois ajudam na reposição de água e dos sais minerais perdidos pelo suor devido ao aumento da transpiração. As frutas in natura ou secas também são excelentes opções, pois são ricas em vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes, que ajudam a retardar e prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Para garantir disposição para pular e brincar todos os dias de Carnaval, espantando a falta de pique e driblando o cansaço, devemos optar por alimentos que fornecem substâncias responsáveis por gerar energia para o bom funcionamento do organismo, ou seja:

 Cereais integrais: como granola, flocos de aveia, quinoa e amaranto são excelentes opções para adicionar em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas, no café da manhã. O arroz e as massas integrais podem ser utilizados nas principais refeições.
Sementes oleaginosas: como castanha-de-caju, castanha-do-pará, amêndoas, nozes, avelãs e pistache podem ser utilizados para preparar um mix de sementes que pode ser consumido como um pequeno lanche. Experimente adicionar às oleaginosas frutas secas, como tâmaras, damasco e uva-passa.

 Guaraná em pó: possui boa quantidade de cafeína, um potente estimulante do sistema nervoso central que ajuda a aumentar a disposição. Pode ser adicionado em sucos e vitaminas para consumir antes das festas e dos blocos de Carnaval.
Geleia real: fonte de vitaminas do complexo B, que participam de diversas reações relacionadas à produção de energia, auxilia na regulação da transmissão de informações entre os neurônios, melhorando a disposição tanto física quanto mental. Deve ser consumida pela manhã para garantir disposição e energia ao longo do dia.
Levedo de cerveja: fonte de vitaminas do complexo B, que são essenciais para o metabolismo dos carboidratos, atua na conversão da glicose em energia.

 Mel: composto por glicose e frutose, carboidratos simples que fornecem energia rapidamente para nosso organismo, pode ser utilizado em saladas de frutas, iogurtes e com açaí e granola. O mel em sachê é uma opção prática para repor as energias durante a folia.

 Pólen: as vitaminas do complexo B presentes no pólen melhoram a utilização dos nutrientes pelo organismo, além de atuar em reações químicas que fornecem energia para o organismo. Por isso, é um alimento capaz de combater a fadiga e o cansaço físico. Pode ser consumido puro ou adicionado em sucos e vitaminas.

 - Banana-passa: fonte de triptofano, aminoácido que serve de matéria-prima para a produção de serotonina, um neurotransmissor relacionado ao bem-estar e à disposição.

Mas a prevenção é a palavra chave para os que vão aproveitar os festejos, pular nos blocos, bailes ou desfilar nas escolas de samba, desde o uso dos preservativos aos cuidados com os inocentes beijos e com o próprio estado físico, deve entrar na pauta do folião.

Pós-folia. Depois de muita festa e várias histórias para recordar, a quarta-feira de cinzas chega para todos. Nesse período, procure repousar: durma bem, já que um sono de qualidade ajuda a revigorar as energias. Para repor os nutrientes, consuma alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, como frutas, legumes e verduras.