COMO EVITAR OS PIOLHOS

23-05-2016
piolhos

Dos três tipos de piolho que podem infestar o corpo humano, um dos mais comuns é o piolho-da-cabeça, inseto parasitário que faz suas vítimas principalmente entre as crianças.

O QUE É O PIOLHO?

É um bichinho cinza, que pertence a um grupo de insetos parasitários chamado Anoplura. Possui três pares de pernas com fortes garras nas extremidades e se movimenta com muita facilidade. Com suas garras ele se prende aos cabelos, onde vive pouco mais de um mês, põe ovos e provoca uma doença chamada pediculose.

O QUE É LÊNDEA?

É um ovinho de piolho. Cada fêmea do bichinho pode botar até 300 ovinhos por mês. Os ovinhos ficam presos nos fios de cabelo e levam quatro semanas para se transformarem em piolhos adultos. As lêndeas são branquinhas e brilhantes e devem ser eliminadas antes que isso aconteça, pois se novos ovos surgirem, os piolhos vão se multiplicar.

ONDE GOSTAM DE FICAR?

No início, os piolhos se alojam na parte de trás da cabeça, mas depois se espalham por todo couro cabeludo. Se a pessoa infestada for adulta e tiver barba, atacam também o rosto, indo aninhar-se nos fios da barba. Cada fio de cabelo pode abrigar um ou vários parasitas, sendo que os da extremidade encontram-se mortos e ocos.

DE QUE SE ALIMENTAM?

O piolho alimenta-se de sangue várias vezes ao dia, e sua picada provoca muita coceira, o que leva muita gente a se arranhar. A coceira muitas vezes é insuportável, mas o fato de uma pessoa arranhar-se pode trazer outro problema: o risco de infecções secundarias. Em casos graves, o couro cabeludo fica todo ferido, formam-se pequenos sangramentos e crosta, e os cabelos acabam grudando-se uns aos outros.

COMO SE PEGA?

É fácil pegar piolhos. Eles se espalham rapidamente entre pessoas que ficam sempre juntas num mesmo lugar. Pode ser a escola, na academia, em casa, em acampamentos etc. Para evitar o contágio, cuide bem da higiene, tomando os seguintes cuidados:

- Mantenha os cabelos sempre limpos. Lave-os bem com sabonete ou xampu.

- Ao menos uma vez por semana, penteie os cabelos com um pente bem fino.

- Evite contato entre sua cabeça e a de seus colegas na hora de brincar ou fazer esporte

- Fique longe de objetos que pertençam a quem “pegou” piolhos. Isso inclui: pentes, escovas, bonés, lenços de cabeça, presilhas, roupas de cama, etc.

SE “PEGAR”, COMO TRATAR?

Para matar os piolhos existem ótimos remédios, na forma de sabonetes ou líquido, que podem ser adquiridos em drogarias ou feitos em farmácia de manipulação. Mas esses remédios devem ser usados sob orientação médica . Tomando as devidas precauções e usando um produto adequado, de forma correta,  podemos  ficar livre dos piolhos.

Informe-se também com seu médico ou farmacêutico homeopata sobre o medicamento que previne a contaminação pelos piolhos.