Como vencer a OSTEOPOROSE?

28-06-2015
osteoporose

A Osteoporose já é considerada um problema de saúde pública. Ela atinge milhões de pessoas no mundo todo, provocando dores ósseas e fraturas, principalmente em mulheres após os 45 anos. No Brasil já são 10 milhões o número de portadores dessa terrível enfermidade. Por isso é importante ler com atenção este artigo. Ele vai ajudar a compreender melhor as causas da Osteoporose, fornecer conselhos úteis e práticos para a prevenção da doença e, o mais importante, das fraturas que ela pode provocar.

O que é a Osteoporose?

Osteoporose é uma diminuição do Cálcio nos ossos, uma perda de massa óssea que provoca redução da sua resistência. Este enfraquecimento dos ossos, se não for tratado a tempo, pode causar fraturas.

Os fatores de risco são:

  1. história familiar de fratura;
  2. fumo;
  3. mais de duas doses de bebida alcoólica por dia;
  4. baixo peso e baixa estatura com ossatura delicada;
  5. sedentarismo;
  6. idade avançada;
  7. uso contínuo de certos medicamentos como: corticoesteróides, anticonvulsivantes, ou metotrexate;
  8. ingestão inadequada de cálcio;
  9. ser da raça branca ou asiática.

Porque a Osteoporose atinge mais mulheres?

As mulheres possuem uma compleição física menor que a dos homens. Além disso, na menopausa há uma queda brusca nos níveis dos hormônios femininos. Esses hormônios são necessários para absorver o Cálcio ingerido e fixá-lo aos ossos. Como as mulheres, em média, vivem mais que os homens estão mais sujeitas as doenças da terceira idade.

Como você pode saber se alguém está com Osteoporose?

A Osteoporose, no inicio, é silenciosa. Mas hoje já existe um exame – a Densitometria Óssea – que evidencia com precisão se uma pessoa já apresenta qualquer diminuição da massa óssea. A Densitometria também permite que se controle a eficácia do tratamento realizado.

É possível prevenir a Osteoporose?

Sim. A medida mais importante para se prevenir a Osteoporose é a suplementação do Cálcio, pois os alimentos só fornecem ao organismo das mulheres 50% das necessidades desse mineral. Uma caminhada diária, pela manhã, aos primeiros raios de sol, ajuda o corpo a fixar o Cálcio nos ossos.

A Osteoporose já tem tratamento?

Felizmente, sim. Hoje em dia, com os avanços da ciência, os médicos já podem contar com um eficiente arsenal para combater essa doença. Um desses recursos mais indicados é a administração de Cálcio de Ostras, pela sua alta concentração de Cálcio, excelente tolerância digestiva e baixo custo.

As perdas ósseas podem ser recuperadas?

Com um tratamento bem orientado e acompanhamento densitométrico tem sido possível a reposição da massa óssea perdida pelo esqueleto. Com a recuperação, as dores melhoram e os riscos de fratura diminuem.

Veja nesta tabela as necessidades de cálcio no organismo:

Homens e Mulheres

Até os 45 anos.

800 miligramas por dia.

Uma cápsula no café e outra no jantar

Homens após os 45 anos.

Desportistas em qualquer idade

Gestantes e Lactantes

 

1200 miligramas por dia

 

Uma cápsula no café, uma no almoço e outra no jantar.

Mulheres após os 45 anos.

1600 miligramas por dia

Duas cápsulas no café e duas no jantar

 

Melhor do que tratar é prevenir!

Conheça os produtos naturais auxiliares na reposição do cálcio. Consulte seu médico.