CONSTRUINDO PAZ – Parte 1

28-12-2015
paz

Em meio as angustias e tensões geradas pela violência coletiva e individual, muitos lamentam a agressividade que ainda caracteriza o espírito humano e ficam se perguntando que caminhos tomar para construir a paz e um mundo melhor. Essa inquietação é justa e natural, sobretudo nessa época do ano, mas cremos, sinceramente, que o trabalho maior deve se dar na intimidade do ser, pois a humanidade e o planeta apenas refletem o conjunto de seus habitantes. Sendo assim, para melhorar o conjunto é preciso, antes, melhorar o indivíduo – ou seja, disciplinar o espirito, ajusta-lo as leis naturais.

Como fazer isso? Não há exatamente uma fórmula, mas são várias as iniciativas que você pode tomar em respeito de si próprio e ao próximo. Veja algumas que são básicas e vão contribuir significativamente para a harmonização da sua vida e de seus relacionamentos.

Ore Sempre Comece o dia na luz da oração. Através da prece você se liga ao Criador, renove as energias, obtém inspirações criativas e ainda movimenta forças benéficas em favor do próximo.

Trabalhe e Sirva Seja uma pessoa ativa. O trabalho é fonte de bem-estar e progresso, pois permite que desenvolvamos as nossas potencialidades e zelemos pela nossa sobrevivência. Se você também aprender a servir o semelhante, vai encontrar no trabalho voluntário uma fonte inesgotável de alegrias.

Instrua-se O conhecimento alarga os nossos horizontes, nos torna mais conscientes, abre portas no mercado de trabalho e ainda permite que levemos algumas luzes aqueles que compartilham o caminho conosco.

Seja positivo Cultive pensamentos positivos e otimistas pois eles melhoram a saúde, o ambiente, nossos relacionamentos, além de atrair coisas boas para nós. Afaste os pensamentos negativos, pois eles geram cargas tóxicas que desequilibram nosso corpo e nossa mente.

Mantenha a Serenidade Aceite qualquer dificuldade sem discutir e não se desespere no meio das tribulações. Dificuldades e tribulações são instrumentos de crescimento e com serenidade você vai encontrar a solução adequada para os problemas que o afligem. Com paciência, além disso, você evita o estresse e assimila melhor as lições do aprendizado.

Desculpe Sempre Seja tolerante e perdoe sem condições. Quem cultiva mágoas e desafetos intoxica a existência e fecha o coração para a vivencia de experiências mais gratificantes. O perdão também evita revides e mais violência.

Cultive o bem Procure fazer aos outros o bem que você gostaria de receber. Veja sempre o lado bom das coisas e tenha sempre uma palavra de conciliação, um gesto de serenidade e um sorriso amigo para oferecer aos que se exaltam, perdendo o controle sobre as próprias emoções. A compreensão é uma força que suaviza os corações que se afligem.

Continua…