Coração – Um dos maiores milagres de engenharia do mundo – Parte 2

10-10-2016
coracao

Na Medicina Tradicional Chinesa, o coração (xin) é chamado de “ O imperador soberano ” e suas funções equivalem a sua função anatômica ocidental de bombear sangue por todo o corpo para manter a vida, mas na tradição oriental ele também está intimamente envolvido com os processos físico e mental.

Considerado a residência da mente e do espírito, o coração é o órgão mais frequentemente envolvido em desequilíbrios psicológicos. Adequadamente nutrido e equilibrado, o coração mantém nossa sabedoria, contentamento e equilíbrio emocional inatos. Os sintomas do desequilíbrio do coração incluem: palpitações, falta de ar, fácil sudorese, desassossego mental, insônia, ansiedade, depressão, esquecimento, dor no peito, dor na língua, urina quente e mãos e pés gelados.

O coração se manifesta no rosto. Quando o coração está forte e possui sangue suficiente, a complexão é rosada e o indivíduo tem uma aparência robusta e saudável. Por outro lado, quando o sangue do coração está deficiente, a pessoa parece pálida e doente. Se o qi (energia) do coração está deficiente, a complexão pode parecer azulada, especialmente nos lábios.

O coração se manifesta na língua. Na fisiologia chinesa, quando um órgão interno se manifesta em um órgão sensorial, isso significa que dois órgãos estão ligados através da estrutura, função ou fisiologia.

 A língua (o órgão do paladar) pode indicar a saúde ou o desequilíbrio em todos os órgãos. Uma língua pálida pode indicar deficiência do sangue do coração, enquanto uma língua vermelha sem saburra pode indicar deficiência do yin  do coração.

Em outro nível, “o coração controla a fala”. As síndromes de deficiência do coração podem levar, por exemplo, à retração e comportamento tímido.

Conheça alguns fatos sobre seu incrível coração…

Todos os dias da sua vida o seu coração cria energia suficiente para impulsionar um caminhão por 32 quilômetros.

Por toda a sua vida, essa energia seria suficiente para conduzir aquele caminhão à lua, ida e volta.

Seu coração bombeia sangue para quase todas as células. Um feito impressionante, considerando-se que existem cerca de 75 trilhões delas.

Apenas as nossas córneas não recebem suprimento de sangue.

De todos os nossos músculos, o coração é o que faz o maior trabalho físico.

Durante um período de vida normal, o coração bombeará cerca de 1.5 milhões de barris de sangue – o suficiente para encher quase 200 vagões-tanque em um trem.

O primeiro coração – um minúsculo grupo de células – começa a bater já na quarta semana de gestação.

O maior coração do planeta pertence à baleia azul, e pesa 680kg.

Pesquisas indicam uma interessante conexão entre educação e doenças cardíacas. Mais educação = menos doenças cardíacas.

Entretanto, problemas cardíacos ainda são a maior ameaça à sua saúde.

Esse fato foi comprovado até mesmo em múmias de 3.000 anos de idade.

Algumas coisas que mantêm seu coração saudável: ausência de estresse, exercícios, felicidade e uma dieta saudável!

De todos os dias do ano, o Dia de Natal é aquele em que ocorrem a maioria dos ataques cardíacos, seguido por 26 de dezembro e Ano Novo.

Normalmente, o coração das mulheres bate mais rápido do que o dos homens.

Uma gargalhada traz admiráveis benefícios ao seu coração. Ela pode mesmo enviar 20% a mais de sangue para circular no nosso corpo, pois relaxa as paredes dos vasos sanguíneos.

Por que o coração se tornou o símbolo do amor? Talvez seja porque os povos antigos acreditavam que o coração era o centro da nossa alma e nossas emoções. Alguns historiadores acreditam que tudo começou com a cultura grega, e não antes.

Pode-se realmente morrer de coração partido. Depois de sofrer uma perda terrível ou passar por um evento traumático, o corpo libera hormônios de estresse na corrente sanguínea que podem, temporariamente, imitar os sintomas de um ataque cardíaco e causar, de fato, a falência do coração.

Um recente estudo feito na Suécia revelou que, quando um coro canta, algo admirável acontece: o ritmo das batidas do coração dos componentes fica sincronizado!