Coração – Um dos maiores milagres de engenharia do mundo!

05-10-2016
coracao

O coração humano é, talvez, um dos maiores milagres de engenharia do mundo. Ele trabalha sem descanso durante todos os anos da nossa existência para bombear a vida através do nosso corpo. Desde tempos remotos, temos expressado nossa admiração por este espantoso órgão que nos mantém vivos e bem. Nosso coração é nosso maior protetor e, ao mesmo tempo, a brecha na nossa armadura.

O coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.

O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar; localiza-se no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões. O ápice (ponta do coração) está voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O peso médio do coração é de aproximadamente 300 gramas, variando com o tamanho e o sexo da pessoa.

O coração humano um órgão cavitário (que apresenta cavidade), basicamente constituído por três camadas:

Pericárdio – é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Esta membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto;

Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração;

Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.

O coração contrai e relaxa constantemente, em um processo chamado de ciclo cardíaco e composto por sístole e diástole.

O coração apresenta quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos.

Os átrios funcionam como câmaras receptoras do sangue de várias partes do corpo. Os ventrículos funcionam como câmaras bombeadoras.

Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial. A circulação do sangue nestas quatro cavidades está controlada pelas válvulas. As válvulas também servem de meio de comunicação entre os átrios e os ventrículos.

A função do átrio e do ventrículo direitos é arrastar o sangue para os pulmões, onde se liberta o dióxido de carbono e se fornece de oxigênio.

Por outro lado, o átrio e o ventrículo esquerdos têm o trabalho de arrastar o sangue enriquecido de oxigênio para todas as partes do corpo.

Quando, por algum motivo, as artérias coronárias – ramificações da aorta – não conseguem irrigar corretamente o miocárdio, pode ocorrer a morte (necrose) de células musculares, o que caracteriza o infarto do miocárdio

Outras doenças cardíacas podem se apresentar quando uma das estruturas do coração não está funcionando corretamente. As mais comuns são:

Angina/ Arritmia cardíaca/ Aterosclerose (doença cardíaca coronária)/ Endocardite/ Estenose mitral/ Fibrilação atrial/ Hipertensão/ Hipotensão/ Infarto/ Insuficiência cardíaca/ Pericardite/ Prolapso da válvula mitral/ Sopro no coração/ Taquicardia Ventricular.

Previna-se:                    

-Maneire no sal;

-Dieta mediterrânea;

-Invista nos fitoesterois;

-Reduza seu colesterol;

-Combata o estresse;

-Pratique atividades físicas;

-Fique de olho no histórico familiar;

-Não fume;

-Mantenha o peso ideal;

-Cuide da higiene bucal.

                                                                                                                                                         Continua…