Cuide de sua imunidade no inverno

03-10-2013
As baixas temperaturas do inverno estressam o sistema imunológico. Nesta época, também, por causa do frio nos apetecem menos as frutas, verduras e legumes e para nos aquecer costumamos ficar em locais fechados e com pouca ventilação, tudo isso nos torna mais suscetíveis a gripes, viroses e infecções. Para aproveitar o inverno com saúde nosso sistema imunológico precisa estar funcionando e bem, e para isso alguns alimentos podem nos ajudar. Conheça esses alimentos, ricos em vitaminas, minerais e fitoquímicos que, se consumidos regularmente, podem estimular o sistema imunológico. Acerola: fruta riquíssima em vitamina C de ação antioxidante que estimula a resistência, sendo responsável pelo aumento da atividade imunológica do corpo. A vitamina C age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência. Pode ser consumida in natura, na forma de sucos ou em cápsulas. Alho: fonte de aliina e alicina, substâncias de potente ação antioxidante, estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns no inverno. Atua no combate a infecções e inflamações. Use amassado no feijão, sopas, em temperos de saladas ou se preferir, cápsulas de óleo de alho. Chá verde e branco: ricos em catequina e epicatequina, poderosos antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres. Possui ação imunoestimulante, fortalecendo o sistema imunológico. Pode ser consumido na forma de chá ou cápsulas. Cogumelo Shiitake: esse cogumelo possui lentinan, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo. Acrescente o shiitake em receitas como arroz integral, molhos para massas e saladas. Geléia Real: estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias. Encontrada in natura e em cápsulas. Gengibre: é imunoestimulante, possui ação expectorante, reduz a inflamação e a dor. Com a raiz, faz-se os chás e em pó, pode ser adicionado em sucos e receitas diversas. Mel: ação bactericida e anti-séptica. É um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Contém substâncias, que agem como antibióticos naturais. Não deve ser fervido para que não perca suas propriedades. Pode ser consumido puro, em sucos, vitaminas, frutas. Óleo de coco: rico em ácidos láurico e caprílico, o óleo de coco possui atividade antiviral e antibacteriana. Diversos estudos mostram seu efeito imunomodulador. Use em sucos, shakes, vitaminas ou como substituto da manteiga em pães. Probióticos: possuem microorganismos vivos que recuperam a microbiota intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Encontrado em pó ou cápsulas. Suco verde: fonte de zinco, ferro e vitamina C, nutrientes antioxidantes que reforçam o sistema imunológico. Pode ser feito com polpa de clorofila ou com folhas de couve. Própolis: fonte de flavonóides que auxiliam no combate às doenças que atacam o homem. Atua como “Antibiótico Natural”. Eficaz em casos de inflamação e infecção na garganta, além de ajudar no combate a tosses. Pólen: rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico. É um alimento versátil, que pode ser consumido puro ou adicionado em diversos alimentos, como sucos, iogurtes, vitaminas, frutas saladas, no preparo de pães, bolos e cookies. Goji berries: em 100g dessas frutinhas temos 2500mg de vitamina C que tem ação antioxidante além de estimular a atividade imunológica do corpo. Também é fonte de beta caroteno relacionado a maior defesa imunológica. Algas spirulina e chlorella: fontes de antioxidantes e beta croteno, nutrientes que aceleram a produção de células do sistema imunológico. Cacau: fonte de zinco, nutriente crucial para a o bom funcionamento do sistema imunológico. A ingestão de líquidos é fundamental para o alívio dos sintomas de gripes e não se esqueça da prática regular de atividades físicas, que estimula o funcionamento do sistema imunológico.