Desde Cleópatra …

12-12-2014
geoterapia

A Geoterapia, terapia com argila, é um tipo de tratamento natural, terapêutico ou estético, que usa elementos da natureza para a saúde e bem-estar. Essa substância mágica faz sucesso em clínicas, spas e salões em plena era hi-tech e já era usada como máscara facial por ninguém menos do que Cleópatra. A argila advém de uma mistura de vários minerais, resultando da metamorfose de rochas ricas em sais minerais, como silicatos de alumínio hidratados, e em menor quantidade titânio, magnésio, cobre, zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel, manganês, lítio, sódio e ferro.

Os benefícios da argila têm sido reconhecidos ao longo do tempo, sendo que a sua utilização remonta a civilizações muito antigas, como a civilização egípcia, grega, indiana ou chinesa sendo considerada um poderoso medicamento capaz de trazer alívio a estados febris, cicatrizar feridas, eliminar dores e até acalmar nervos.

São vários os benefícios estéticos atribuídos pelos especialistas à argila:

  • Torna a pele mais clara, permitindo a renovação das células.
  • Elimina a oleosidade da pele.
  • Promove a reconstituição dos tecidos.
  • Esfolia a pele e o couro cabeludo.
  • Absorve as toxinas e as impurezas.
  • Permite a redução de gordura localizada.
  • Efeito lifting
  • Reduz medidas.

Contudo, cada tipo de argila  trará diferentes benefícios.

argila verde, a mais conhecida, revitaliza e purifica a pele, através da micro-exfoliação, do estímulo da circulação sanguínea local e da eliminação de toxinas existentes nas estruturas da pele. A máscara de argila verde é purificante, remineralizante e anti-séptica e é o cuidado ideal para as peles mistas, oleosas e com acne porque absorve o excesso de sebo e limpa em profundidade.

Tem uma ação tonificante, bactericida, estimulante, retardando o envelhecimento. Pode ser ainda usada para eliminar gorduras localizadas.

argila branca é indicada para peles com elevada sensibilidade e desidratadas. Pode ser usada para os mais variados tipos de pele, pois é a mais suave de todas as argilas, sendo desintoxicante, clareando manchas, reduzindo rugas e sinais de expressão.

Em qualquer dos casos, aplicar uma pasta de argila em camada espessa sobre a face evitando o contorno dos olhos e dos lábios e deixar repousar sem deixar secar. Enxáguar com água morna e aplicar  um creme hidratante para finalizar.

Beleza à parte, a argila também é muito usada para tratamento de dores musculares e articulares reduzindo as dores e as inflamações locais.