Dormir bem para melhorar a qualidade de vida

15-09-2014
Dicas para dormir bem

Quando uma pessoa dorme, ela passa por uma série de reparos em todos os órgãos vitais, graças à elaboração de substâncias hormonais e de novas células, que se agregam aos tecidos dos órgãos – fígado, baço, pâncreas, cérebro e coração – e os renova.  Além desses benefícios, está cientificamente provado que quem dorme mais engorda menos. A privação do sono diminui a liberação de hormônios responsáveis pela saciedade. Por isso, quem dorme pouco tem mais fome afirmam os pesquisadores. A falta de sono provoca o desequilíbrio endócrino e metabólico. Quem não dorme, desregula até mesmo o nível do colesterol e do triglicérides.

Também uma boa noite de sono é capaz de amenizar a formação de rugas. Primeiro porque quem dorme mal fica cansado, tenso e estressado. Um dos motivos para isso é que a falta de sono estimula a produção de cortisol, justamente o hormônio do estresse. Ao se irritar facilmente, a testa fica mais franzida o que resulta no aparecimento das rugas de tensão. Um sono profundo ajuda a preservar o tônus muscular, combate doenças ósseas como a osteoporose e ainda garante uma boa atuação física. Dormir bem ajuda a evitar rugas e acúmulo de gorduras, garante o bom funcionamento fisiológico e ainda favorece o desempenho físico.

Porém, um bom sono não é feito de quantidades de horas dormidas, pois cada indivíduo tem necessidades distintas, embora seja indicado que um adulto durma pelo menos sete ou oito horas por dia. Tudo depende do quanto você se sente bem quando acorda. Por essa razão, quem quer pegar no sono sem problemas deve investir em algumas medidas antes de se deitar. E sem apelar para remédios.

HORA DE DORMIR

Ambiente propício – O local do sono deve ser utilizado exclusivamente para dormir e ter relações sexuais. Em outras palavras, não leve problemas para a cama. O espaço também não pode absorver ruídos, não deve ter muita claridade, nem frio ou calor excessivos.

Na hora certa – Mantenha horários regulares para dormir e acordar. Logo o organismo vai se adaptar ao ritmo e irá condicioná-lo a se deitar no tempo estabelecido.

Ducha – Invista num banho morno antes de dormir, para dilatar os vasos sanguíneos e relaxar a musculatura.

Fuja dos estimulantes – Evite o consumo de substâncias que possam excitar o sistema nervoso, como bebidas que contêm cafeína, refrigerantes do tipo cola, chocolate e bebidas alcoólicas.

Xícara de chá – O hábito de preparar um chá antes de dormir recebeu aval científico. Desde que a bebida não contenha cafeína, como o preto e o mate. Fazem parte da lista melissa, capim-limão, camomila e lúpulo. Para as noites de insônia, o médico recomenda ervas com ação mais intensa, como valeriana, kava e passiflora.

Travesseiros com cheiro – Pesquisas já demonstraram que aromas produzem efeitos no cérebro. Até agora, a essência mais estudada para ajudar a dormir é a lavanda, que tem ação calmante e antidepressiva.

Jantar leve – Nada de gula antes de deitar nem de ir para a cama de estômago vazio. É importante comer algo leve antes de dormir, como uma barra de cereal. Isso porque taxas baixas de glicose atrapalham o sono.

Bom e velho leite – Uma xícara de leite morno ajuda, já que a bebida tem triptofano, substância que dá sensação de bem-estar.

Embalar o sono – Alguns sons reduzem os batimentos cardíacos e acalmam a respiração. Jazz e música de orquestra são os estilos mais indicados. 

Acessórios - Máscaras e tampões de ouvidos podem ser aliados importantes para fugir da luz e dos barulhos.

Adeus, despertador – Não é aconselhável acordar quando está dormindo. É preciso despertar quando o organismo dá o sinal.

Mexa o corpo – Estabeleça na sua rotina um horário para dormir e faça atividades relaxantes, como leitura, ouvir musicas suaves, meditação. Pratique exercícios como correr e caminhar, para cansar o organismo fisicamente e, assim, relaxar e dormir. Durante a atividade física o cérebro fica em estado de repouso, por isso quanto mais fazemos o movimento físico, mais repomos o mental.

Dicas para dormir bem