E a batata continua nos surpreendendo

19-12-2016
batata

Hoje em dia a aparência é muito importante e cada vez mais tentamos atingir ideais de beleza que muitas vezes acabam prejudicando nossa saúde.

Quando se trata do cabelo, isso se agrava com o uso de produtos químicos, tinturas, secadores, e outras coisas que acabam prejudicando o cabelo e couro cabeludo.

Uma dica muito interessante para escurecer as raízes dos cabelos e deixá-los mais fortes e brilhantes é a utilização de um produto natural que todo mundo já tem em casa: batata, mais precisamente, a sua casca!

Como ocorre com quase todas as frutas e verduras, a casca de batata costuma ir para o lixo, já que parece inútil devido ao seu sabor.

A verdade é que, ainda que na gastronomia ela possa não ter usos, a casca de batata concentra importantes propriedades nutricionais que podem ser aproveitadas de outras maneiras para não serem desperdiçadas.

Estima –se que 50% dela seja composta por polissacarídeos, conhecidos por ser um tipo de fibra dietética.

Além disso, é uma fonte significativa de potássio, mineral que desempenha um papel muito importante no equilíbrio eletrolítico do corpo.

Ainda que em menores quantidades, a casca da batata também conta com vitamina C, tiamina, riboflavina e niacina solúveis em água, cuja ação é muito boa para o cuidado capilar porque nutrem em profundidade e exercem uma ação antioxidante para impedir danos. Ela também contém minerais como o cálcio, manganês, zinco e ferro.

Durante muito tempo esta solução caseira foi usada pelas nossas avós, que aproveitavam todas as qualidades nutricionais da casca de batata para fazer um tratamento de embelezamento capilar.

Além de mantê-lo brilhante e forte, seu uso regular é perfeito para prevenir e atenuar os cabelos brancos.

Embora não funcione de forma tão eficaz quanto uma tintura química, a verdade é que ao aplicá-lo com frequência, ele vai escurecendo os fios pouco a pouco, e assim ajuda a disfarçar os cabelos brancos.

Por esta mesma razão, o seu uso não é aconselhado para os cabelos loiros ou claros, já que poderia alterar a sua cor natural.

 

Como preparar água de casca de batata para o cabelo?

Descasque 5 batatas e coloque suas cascas em 2 litros de água com um fogo bem forte;

Quando a água estiver fervendo, deixe por mais 30 minutos;

Após a fervura, coe a água e pode jogar as cascas fora. Quando o líquido estiver frio é que você vai usá-la;

Lave seu cabelo normalmente como faz com um bom shampoo e use também seu condicionador, porém, para enxaguar os cabelos de do condicionador você vai usar a água das cascas de batata que você preparou.

O período de uso é de 3 semanas para você observar o resultado, e não tem contraindicação, podendo fazer constantemente conservando os cabelos grisalhos longe de você!

E para quem não dispensa uma batata frita nós temos uma sugestão de preparo sem nenhuma gota de óleo – e tão fácil de preparar!

INGREDIENTES:

5 a 7 batatas médias / 2 claras de ovos / Pimenta-do-reino a gosto /  Cúrcuma/açafrão-da-terra a gosto / Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Primeiro você precisa descascar as batatas e cortá-las em pedaços pequenos de 1 cm de espessura.

Então você vai bater as claras até formar uma espuma, em ponto de neve, como se diz.

Acrescente o sal, a pimenta e a cúrcuma; açafrão e misture.

Coloque as batatas cortadas em uma tigela e jogue elas a preparação com as claras.

Misture.

Pré-aqueça o forno de 200-220 graus Celsius.

Depois leve as batatas ao forno por cerca de 7 a 10 minutos.

Mas o melhor indicador é a cor: quando as batatas adquirem um tom marrom-dourado, pode tirá-las do forno.

Pronto, você já pode comer uma deliciosa batata frita caseira com 0% de óleo.

Se quiser, coma assim mesmo.

Ou acrescente uma saladinha para ficar ainda mais saudável.

 Fonte: Internet.