Feliz ânimo novo!

28-12-2014
animo

Folheando um exemplar,  de set 2007, da Revista Saúde encontrei uma matéria que achei muito interessante e que gostaria de compartilhar com vocês. Embora a revista tenha 7 anos acho que o assunto está totalmente atualizado e infelizmente, acredito que em maiores proporções que na época.

Então, se você também faz parte da multidão cansada que lota consultórios de todas as especialidades com a mesma queixa – a de total exaustão -  e sente-se firme “como um pudim” descubra qual a  causa e acabe com ela.

É mesmo assim, mais prá lá do que pra cá, que nos sentimos depois de um dia cheio. O corpo pede arrego. Normalmente bastaria um repouso para a gente se recuperar do desgaste mas isso não acontece. São muitos os motivos do desânimo – das poucas horas de sono, das pressões e preocupações do dia a dia, da rotina cansativa, da falta de tempo até o déficit de nutrientes no corpo, passando por doenças como diabetes e descontroles hormonais como hipo ou hipertireoidismo.

Mas a boa notícia é que pequenas atitudes são boas pedidas para fugir aos poucos do esgotamento.

  • Faça uma pausa para sacar qual é da sua fadiga. Ela só aparece em momentos estressantes? É mais frequente em determinados períodos do dia? Esse autoconhecimento ajuda a organizar a rotina conforme  o ritmo de cada um. Ou seja, você não deve se forçar a ficar a mil naqueles horários em que, sabidamente, seu organismo não rende.
  • Faça um check-up pois pessoas que estão a um passo de se tornarem diabéticas ou aquelas que já são e nem desconfiam apresentam uma certa letargia.
  • Beba 1 copo de água ao acordar e ao deitar e pelo menos 1 litro ao longo do dia. Desidratação leva a fadiga.
  • Faça 5 minutos de exercícios assim que sair da cama, bastam alguns alongamentos para deixá-lo ligado, sabe aqueles que seu gato faz? Já servem.
  • Tome um solzinho. Além de melhorar a cor, a luz solar produz vitamina D, essencial para os ossos e melhora  também o humor.
  • Tire uma soneca de uns 20 minutos após o almoço.
  • Largue o cigarro, definitivamente.
  • Atenção ao cardápio – pular o café da manhã não dá a menor disposição para começar o dia. Comer aquela feijoada no almoço requer uma soneca à tarde. E fartar-se de carne no jantar é dormir mal na certa.
  • Consuma nutrientes como carboidratos que fornecem energia para as atividades,  e vitaminas do complexo B que aumentam a resistência à fadiga.
  • Saia do sofá e vá praticar um esporte que pode ser uma simples caminhada.
  • Quebre sua rotina, mude seu trajeto diário.
  • Solte umas gargalhadas ou mesmo dê alguns sorrisos diários, até mesmo aquele “amarelo” já nos faz bem.
  • Cante debaixo do chuveiro ou no carro.
  • Vá conversar com os amigos, isso eleva a produção de substâncias químicas que provocam relaxamento e prazer imediato, aumentando a disposição.
  • Adote a técnica dos “QUATRO NÃOS”
  • NÃO se apresse, você vai viver para sempre – em algum lugar.
  • NÃO  se preocupe. Você pertence a Deus, e Deus é Amor; então porque que ficar preocupado?
  • NÃO condene. Você não é perfeito, e no lugar dele talvez fizesse bem pior.
  • NÃO tenha ressentimentos. O perdão é o remédio mais forte.

 E assim, nós teremos um FELIZ  ÂNIMO NOVO!!!!!