Hidrate-se !

04-10-2015
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A água é o maior constituinte do corpo humano e é o elemento mais importante para a manutenção da vida.

Dos 70% de água que temos no corpo 28 litros estão nas células, 3 litros no sangue e 11 litros no liquido intersticial.

A perda de água pelo nosso corpo torna o sangue mais concentrado. Essa alteração chega ao hipotálamo (também chamado termostato do cérebro) que para preservar a quantidade de água estimula a sensação de sede e também dispara ordens de racionamento.

A boca e a garganta, para economizar água, ficam secas e os rins bloqueiam a produção de urina. Então, tomamos alguma bebida. Ao tocar a língua, ela já acaba com a secura local. A irrigação das papilas degustativas traz alivio, mas não é suficiente para vencer a sede.

A bebida ingerida passa pela faringe, esôfago, estômago e intestino onde será absorvida caindo na corrente sanguínea. Assim o sangue retorna à sua concentração normal.

Somente em concentração normal o sangue poderá realizar adequadamente sua atividade de transportar nutrientes como oxigênio, e glicose essenciais ao funcionamento dos músculos.

Durante a atividade física, os músculos produzem calor pela queima de energia, o que aquece o organismo. Para evitar o super aquecimento, o hipotálamo libera parte da água do sangue para se transformar em suor, que evapora, controlando a temperatura corporal.

A velocidade com que um líquido passa pelo tubo digestório depende principalmente da sua composição, quanto maior a concentração de sais minerais, carboidratos, proteínas e gorduras mais lento será o efeito da hidratação.

Com a chegada do calor saiba qual bebida mata a sede com maior rapidez…

1º lugar: Água, é a bebida que mata a sede mais rápido.

 2º lugar:  Bebidas esportivas, só devem ser usadas em esportes intensos com perda de peso superior a 3% no treino.

3º lugar: Água de coco, rica em Potássio e outros minerais, é uma boa opção para hidratar.

4º lugar: Leite,  se houver muita gordura a absorção demora, prefira desnatado.

5º lugar: Sucos, devendo evitar os com açúcar.

6º lugar: Chá, bebidas quentes relaxam os músculos  e freiam os movimentos que culminam na sua absorção dentro do intestino. Portanto, o que é quente mata a sede mais devagar,  sendo que o chá frio é mais hidratante.

7º lugar: Refrigerante, além de porções descomunais de açúcar e sódio, o gás carbônico atravanca a bebida no estômago.

8º lugar: álcool, tem ação diurética, ele estimula a saída do xixi. Você se desidrata.

Infelizmente o mecanismo de sede do organismo não mensura precisamente o seu estado de desidratação. Você só sente sede bem após a desidratação haver começado. Consequentemente beber água antes de ter sede é um bom hábito.

Então, tim… tim…  Saúde! Beba água!

Fonte= Revista saúde nº385