HORA DE DESINTOXICAR!

15-02-2016
detox

Com a correria da vida moderna, o estresse do dia a dia, períodos de festas e a ingestão de alimentos com corantes, conservantes, açúcares, gorduras, aditivos alimentares, hormônios, agrotóxicos, certos medicamentos e bebidas alcoólicas, acabamos sobrecarregando todo nosso organismo, principalmente o fígado, intestino, pulmão e cérebro.

Os vestígios desses fatores vão se acumulando no organismo e causando uma série de sintomas como inchaço, inflamação dos órgãos, retenção de líquidos, excesso de gases, problemas circulatórios, cansaço, falta de concentração, desânimo, pele e cabelo sem vida, acne, diminuição da libido, dores de cabeça e ganho de peso.

Para minimizar esses efeitos, uma das estratégias que pode ser utilizada é a de dieta rica em nutriente, alimento funcional e antioxidante.

Essa dieta “detoxificante”, mais conhecida como DETOX, tem como principal objetivo a biotransformação e purificação do organismo, restaurando o equilíbrio do corpo, a fim de evitar ou auxiliar no tratamento de doenças metabólicas e bastam apenas 7 dias para você perceber a diferença.

Porém, se você estiver fora de casa e não conseguir fazer a dieta lembre-se que existem produtos já elaborados para essa finalidade encontrados geralmente na forma solúvel. Além de proporcionar boa hidratação, ajudam na eliminação dos produtos tóxicos biotransformados, são ricos em vitaminas, fibras, flavonóides, carotenóides e oligoelementos essenciais com ação antioxidante e grande potencial para ativar a produção de enzimas detoxificantes.

Alimentos detox: Vegetais verdes

Devido ao alto teor de clorofila, ajudam a eliminar toxinas do fígado, rins, pâncreas e cólon.

Alguns exemplos são a acelga, alface, alcachofra, espinafre, brócolis, couve, agrião, etc.

Agrião: A verdura se destaca por seu alto poder diurético, que combate a retenção de líquidos e ainda oferece minerais ao corpo.

Couve: A couve é rica em antioxidantes e em vitaminas A, C e E, em vitaminas do complexo B e em muitos minerais necessários para o processo de detox, como manganês e magnésio.

Maçã: Quando consumida com casca, ajuda a regular o intestino preso, controlar o colesterol. Ainda limpa o fígado e tem propriedade diurética.

Frutas cítricas: Ricas em vitamina C, têm poder diurético. Aposte no suco de limão, de laranja, que ajuda a limpar o fígado, e na uva, que além de desintoxicar, tem propriedades digestivas.

Arroz integral: Rico em vitaminas do complexo B, magnésio, manganês e fósforo, que são componentes detox, além das fibras insolúveis, contribui para o bom funcionamento do intestino e ajuda a limpar o cólon. Também protege o fígado.

Aipo: Além de diurético, melhora a circulação sanguínea, ajuda na digestão dos alimentos e evita o acúmulo de gases.

Alho: O alho é um excelente alimento para a saúde. Ele ativa as enzimas do fígado, que é a principal ferramenta do corpo para combater o acúmulo de toxinas. Assim, ele auxilia o organismo a filtrar aquilo que não é necessário.

Beterraba: Com muitos benefícios à saúde, é rica em magnésio e vitamina C, que são propriedades detox. Ajuda na desintoxicação do fígado e no controle do colesterol.

Chá verde: Poderoso diurético muito indicado para a perda de peso, o chá verde é capaz de eliminar as toxinas do corpo e ainda regular o colesterol.

Alcachofra: Rica em fibras e antioxidantes, ela favorece o bom funcionamento do intestino e ajuda o corpo a digerir alimentos gordurosos, evitando picos de colesterol no sangue. Além disso, favorece o trabalho do fígado.