Noni: Saúde em uma Fruta

22-06-2015
noni

Noni é o nome popular da Morinda citrifolia, uma planta tropical que cresce abundantemente nos solos das ilhas do Tahiti. Por 2000 anos, os nativos do Tahiti vêm resolvendo muitos problemas de saúde comendo e bebendo o suco da fruta de Noni. Desde a Índia à Polinésia o Noni é a única planta considerada sagrada (Nem mesmo a famosa planta Aloe Vera tem essa distinção). Atualmente é bastante consumido, na forma de cápsulas, nos Estados Unidos, Japão e China. No Brasil o uso mais comum é na forma de chá ou suco.

A Noni contém uma grande mistura de ingredientes ativos que agem em conjunto de forma eficaz no metabolismo. Contêm mais enzimas, vitaminas, minerais e oligoelementos que qualquer fruto já encontrado na natureza.

Devido a tudo isso é conhecido como “O Milagre dos Mares do Sul”. Para nós ela é conhecida como o Fruto da Saúde, ou a Árvore da Vida. É rico em fitonutrientes que são nutrientes contidos num vegetal que possuem propriedades benéficas para o organismo. O bom funcionamento do nosso sistema imunitário é essencial para o nosso bem estar geral; cada reação bioquímica das nossas células utiliza enzimas e todos os mecanismos de comunicação celular fazem uso de receptores celulares. Os fitonutrientes da fruta noni exercem a sua ação a este nível. Deste modo, consegue-se compreender a sua variedade de aplicações.

Atua em todos os sistemas do corpo humano, fortalecendo o sistema imunológico, aumentando a produção de Macrófagos e Linfócitos.
Anti-inflamatório e Anti-histamínico. Completo suplemento alimentar, restaurador celular e poderoso antioxidante. Fibras, proteínas, ferro, vitamina C, cálcio, zinco. Estabilizador de pH, neutraliza a acidez, o que torna possível a estabilidade da função do pâncreas, fígado, rins, bexiga, sistema reprodutor feminino, etc. Por isso, pode ajudar a melhorar as condições como a diabetes ou hipoglicemia, colesterol, cólicas menstruais, pressão arterial alta ou baixa, gota, artrite etc.

Benefícios da Noni:

  • Regula a pressão sanguínea
  • Atua como anti-inflamatório.
  • Ajuda a aliviar dores, principalmente artrite e outros problemas ósseos e musculares
  • Aumenta os níveis de energia.
  • Reduz as probabilidades de ataques cardíacos.
  • Limpa e protege o sistema digestório.
  • Incrementa o nível de Melatonina, portanto melhora o sono.
  • Eleva as defesas corporais.

Noni contém muitas substâncias, como:

Potássio: previne contra depressão, cansaço, prisão de ventre, fraqueza muscular, insônia etc

Arginina, aminoácido básico que inibe o crescimento de vários tumores, auxilia no processo de cicatrização de feridas, evita a perda de massa muscular após cirurgias etc.;

Flavonóides, ou bioflavonóides, antioxidante que ajuda na absorção de vitamina C, com ação anti-alérgica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica etc.

Para a felicidade de muitas pessoas, outro benefício dessa fruta verdinha, parecida com a fruta do conde é o auxilio no emagrecimento, devido aos efeitos desintoxicantes e diuréticos.