Nosso corpo – muito mais complexo do que as máquinas!

20-07-2014

A Cinesiologia é a ciência que estuda os movimentos humanos, a integração dos hemisférios cerebrais, a melhora da concentração, a aprendizagem e a clareza mental. Qual a primeira impressão que se tem ao olhar um pequeno gatinho parado e enrolado? Está sem vida! Mas, a partir do momento que se analisa e se constata que seu abdômen sobe e desce (movimenta-se), conclui-se que ele apenas dorme tranqüilamente. Então, movimento é vida! Isso é o que é cinesiologia.

Criada em 1964, pelo Dr. George Goodheart, como terapia complementar de abordagem holística, a CINESIOLOGIA integra conhecimentos científicos ocidentais à Medicina Tradicional Chinesa. O nome vem do grego kínesis = movimento + logos = tratado, estudo. Através dos movimentos realizados pelos músculos (contração/distensão) o ser humano é capaz de realizar todas as atividades de sua vida. Estes movimentos podem ser voluntários, como caminhar, escrever; ou involuntários, como o “pulsar” do coração. Cada músculo do nosso corpo está relacionado com um órgão, com uma víscera e com um sentimento específicos, por exemplo: o músculo diafragma relaciona-se com o pulmão e com os sentimentos de alegria plena, fluidez, o saber ir e vir, o ocupar o espaço no mundo.

É necessário, então, verificar os desvios e deformações que indicam expressões corporais que se fixaram, tensões decorrentes de todas as nossas “escolhas”, que revelam todas as nossas disfunções, pois ficam gravadas nos nossos tecidos corporais: “… Se meus tornozelos ignoram meus joelhos, se meus quadris não protegem minhas vértebras lombares e solicitam excessivamente as articulações sacro-ilíacas; se minha primeira junta cervical não funciona harmoniosamente com a bacia; se minha mão direita não se coordena facilmente com o pé esquerdo, então meu corpo tem efetivamente dificuldades de comunicação!…”

A CINESIOLOGIA é uma terapia que, através de testes musculares que verifica a tonicidade desses músculos identificando disfunções, problemas físicos, traumas psicológicos, desarranjos gastrointestinais e energéticos, integrando os hemisférios cerebrais, melhorando a concentração, a aprendizagem a clareza mental assim acabando com distúrbios de dislexia entre outros. Cientificamente definida como ciência da ativação muscular, a cinesiologia é uma ciência que, através do sistema de Toque Para a Saúde (TFH), utiliza testes de respostas musculares na identificação e harmonização de desequilíbrios energéticos estruturais, químicos e emocionais, causadores de disfunções, dores e estresses em todos os níveis:

♦ Estrutural (anatomia do corpo – músculos);
⇒ Exemplos: artrite, sinusite, desvios na coluna, dores musculares, dores crônicas, fibromialgia, lordoses, problemas posturais e nas articulações, supinação e pronação dos pés, músculos hipertônicos, tensões entre outros.

♦ Químico (alergias, distúrbios hormonais e alimentares);
⇒ Exemplos: desativação de vícios, hidratação, eliminação de toxinas, urticárias, sensibilidades e distúrbios alimentares, hipo-tireoidismo e hiper-tireoidismo, distúrbios na hipófise, digestivos, entre outros.

♦ Emocional (aspecto psicológico);
⇒ Exemplos: estresse, insônia, ansiedade, medos, fobias, traumas, transtornos do pânico, insegurança, timidez, problemas de auto-estima, déficits de concentração, dislexia, hiperatividade, dificuldades de aprendizado, enxaquecas, dores de cabeça, etc.

O nosso corpo é muito mais complexo do que as máquinas, pois temos, além de movimentos mecânicos, inteligência, sentimentos e espiritualidade. Por isso, devemos cuidar de nossa saúde de forma integral, buscando a melhor qualidade de vida.