NOVEMBRO AZUL: O MÊS DE INCENTIVO A SAÚDE DO HOMEM

09-11-2015
CAMISETA NOVEMBRO AZUL

DEPOIS DO OUTUBRO ROSA, CHEGOU O NOVEMBRO AZUL: O MÊS DE INCENTIVO A SAÚDE DO HOMEM!

A próstata é uma glândula exclusiva do sexo masculino, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Tem a forma aproximada de uma “noz”, pesando em torno de 20g no adulto jovem. Faz parte tanto da estrutura do aparelho genital, quanto do urinário. Em relação ao sistema genital, é responsável pela produção de, aproximadamente, 30% do liquido seminal que é eliminado durante a ejaculação, no ato sexual e abriga o trajeto inicial da uretra.

Depois do Outubro Rosa, período dedicado à conscientização da mulher no combate e prevenção ao câncer de mama, inicia-se a campanha “Novembro Azul”, desta vez, visando promover o combate do câncer de próstata, incentivando os homens à realização do exame.

O câncer de próstata é uma doença que atinge os homens em maior escala quando comparado ao índice em que o câncer de mama atinge as mulheres. Um dos principais fatores, além da falta de informação propriamente dita, ainda é o preconceito com o exame de toque retal, assunto que muitas vezes vira motivo de piadas entre alguns homens.

Deixamos algumas dicas:

1. Quando se deve fazer o exame preventivo?

Inicialmente, recomenda-se que homens entre os 40 e 45 anos procurem o médico urologista, especialista do sistema reprodutor masculino, e façam o exame preventivo, preferencialmente se houver incidência na família, já que isso é aumenta as chances de risco.

Homens que não possuírem registro de antecedentes de câncer de próstata na família, idealmente podem optar em procurar o urologista e realizar o procedimento a partir dos 50 anos de idade.

2. O exame de toque retal é a única forma de diagnosticar o câncer de próstata?

Apesar de ser um dos principais procedimentos para o diagnóstico, O toque retal não é o único. É possível iniciar através da realização do exame de sangue, conhecido como “PSA”, fazer uma Ultrassonografia da próstata, por fim, a realização do exame de toque retal para concluir.

Cada exame complementa o outro, pois cada um tem seu valor e precisão, e em conjunto oferecem uma chance maior de diagnosticar a doença precocemente.

3. Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Os principais sintomas para detectar esta doença são:

•          Desconforto Urinário.

•          Aumento da frequência urinária durante a noite.

•          Jato urinário mais fraco que o comum.

•          Sangramento urinário, quando em fase já avançada da doença.

Apesar das estatísticas ainda não muito animadoras, sabe-se que 9 a cada 10 casos tem chances de cura, desde que diagnosticada precocemente, o que reforça ainda mais a busca e o incentivo das campanhas em apoio ao combate e prevenção precoce desta doença, assim como é com o câncer de mama para as mulheres.

A redução da ingestão de alimentos ricos em gordura animal (carne vermelha, por exemplo), o consumo de dietas ricas em fibras e em licopeno (presente no tomate, principalmente), são medidas realmente preventivas para evitar-se o surgimento do câncer de próstata.