Óleos corporais auxiliam na hidratação da pele

02-08-2015
oleos

O tempo seco desta época do ano costuma castigar muito a pele, deixando-a mais ressecada, opaca e sem elasticidade. Por isso os cuidados devem ser reforçados, especialmente na hidratação, que vai garantir não só a melhora na aparência estética, mas também na saúde da pele, evitando o aparecimento de manchas, rachaduras, coceiras, descamações e até de rugas. Uma boa opção são os óleos corporais, que além de hidratar, ajudam a relaxar e ainda te deixam perfumada, além de terem aplicação prática e rápida ainda embaixo do chuveiro, assim você evita o desconforto do frio. Os óleos corporais fazem uma barreira protetora impedindo a desidratação da pele.

Para escolher o melhor cosmético é muito importante saber a diferenças entre cada um deles. Em geral, os óleos de banho bifásicos ou trifásicos servem para hidratar a pele e remover as células mortas, pois contém emolientes, hidratantes, condicionantes e lubrificantes em sua fórmula. O bifásico combina duas fases, uma oleosa e outra aquosa, que promovem a hidratação e previnem o ressecamento da pele. Já o trifásico assume as mesmas funções, mas também é enriquecido por um óleo vegetal, que traz o adicional de hidratação profunda. Os melhores tipos de óleos são os compostos de minerais, que podem ser usados em qualquer época do ano.

De olho no rótulo.

Além disso, seguir as indicações da prescrição no rótulo é fundamental. Quando as formulações são mais fortes – seja pela essência, pelo corante ou pela ação hidratante – é preciso passar ao menos uma ducha sobre o corpo depois da aplicação do óleo para evitar o risco de alergias.

Evite o excesso.

E dá para substituir o hidratante pelo óleo de banho? Cá para nós, é bem mais prático aplicar o óleo corporal de baixo do chuveiro do que passar o creminho pelo corpo todo depois. Mas uma dica para quem adora o ritual é optar pela esfoliação a cada 10 dias, para retirar a oleosidade excessiva, caso ocorra essa formação.

Existem excelentes óleos corporais à venda que além de hidratar e perfumar a pele, são uma excelente opção para o uso diário e são formulados dentro dos mais rígidos padrões de qualidade. São fórmulas enriquecidas com óleos vegetais de Semente de uva, Girassol, Maracujá, Pitanga e outros.

Óleos vegetais.

Semente de uva: óleo de semente de uva contém ácido linoléico, que ajuda a fortalecer as membranas celulares e melhorar a saúde da pele. Há também muitos antioxidantes neste tipo de óleo, o que pode ajudar a prevenir o entupimento de poros que desencadeiam a acne. Óleo de semente de uva é clinicamente útil para reduzir o inchaço por causa de suas propriedades anti-inflamatórias maravilhosas e pode ajudar a apertar e tonificar a pele. Este óleo é muito leve e, portanto, é facilmente absorvido pela pele e não deixa qualquer resíduo de óleo. Ele também ajuda a estimular a regeneração dos tecidos da pele, e pode acelerar o processo de cicatrização de feridas.

Oléo de girassol: Os benefícios do óleo de girassol para a pele são proteger a pele do envelhecimento porque é um óleo rico em vitamina E, pode-se também aplicar o óleo de girassol nos cabelos, pois os benefícios do óleo de girassol para os cabelos além de dar uma boa hidratação, ajudam o cabelo a ficar mais brilhante e saudável.

Oléo de pitanga: É um ótimo adstringente, muito útil para normalizar a produção excessiva de sebo no couro cabeludo (cabelos oleosos) e dermatite seborreica. O óleo de pitanga é rico em vitaminas que ajudam a rejuvenescer o cabelo, e a pele, sendo conhecido por sua capacidade ajudar no tratamento de acne e rugas. De acordo com pesquisas, os ácidos hidroxi-alfa possuem a capacidade de penetrar a haste do cabelo e causar um impacto na estabilidade da queratina, proteína que forma a estrutura do cabelo e contribui para a sua força.

Oléo de Maracujá: Os ômegas 3, 6 e 9 são encontrados em grande quantidade no óleo vegetal de maracujá, combatendo a flacidez da pele. Nele são encontradas também propriedades antioxidantes, que evitam o envelhecimento precoce das células, como as vitaminas C, A e B, além dos sais minerais como fósforo, zinco e ferro. Ele é indicado para pessoas de todos os tipos de pele, desde a ressecada até a oleosa, pois ao mesmo tempo em que regula as atividades das glândulas sebáceas promove uma intensa hidratação na pele.

Conheça os óleos bi ou trifásicos para cuidar da sua pele em qualquer época do ano.