Oliveira – Parte 2

13-08-2014
folha-de-oliveira

A Oliveira é uma árvore muito antiga que tem acompanhado o homem por toda a sua história. A utilização do azeite de oliva é milenar, consumido desde a antiguidade. Os povos utilizavam o azeite no alimento,  na medicina, na higiene e para beleza.

Como alimento é muito saboroso e é uma ótima alternativa para substituir as gorduras saturadas presentes nos óleos e produtos de origem animal, os quais são prejudiciais à saúde. Isto é, o azeite de oliva é uma forma saudável de preparar e temperar os alimentos, principalmente quanto comparado com o óleo convencional utilizado pela grande maioria das donas de casa. O azeite conta com uma grande qualidade gastronômica, sendo que são poucas as pessoas que utilizam ou até mesmo sabem que este óleo vegetal pode ser utilizado para o preparo de prantos quentes e frituras, e apesar do que muitos falam, o azeite não perde suas propriedades benéficas em temperaturas mais elevadas. É fonte de gorduras saudáveis e auxilia no controle e redução do mau colesterol, o LDL do organismo, promovendo assim o aumento do bom colesterol, o HDL. Outro benefício do azeite de oliva para a saúde é a prevenção e problemas do coração. Com alta quantidade de gordura monoinsaturada, ou seja, aquela que ao invés de entupir as artérias, retira o colesterol ruim e favorece o sistema cardiovascular. Como  o mesmo é rico em vitaminas (A, E, D, e K)  é um ótimo antioxidante que retarda o envelhecimento das células. A gordura presente no óleo vegetal é chamada de monoinsaturadas, e está presente em grande quantidade no azeite, as quais alteram a distribuição de gordura do corpo e reduzem o acúmulo de gordura na região do abdômen. Desta forma, pode-se dizer que o óleo vegetal tem o efeito antibarriga e auxilia no afinamento da cintura, mas esse óleo ainda tem a capacidade de acelerar o metabolismo, melhorar a absorção de minerais e cálcio, facilita a digestão dos alimentos, atua positivamente no funcionamento do pâncreas e do estômago.  O azeite de oliva foi testado e comprovado como um poderoso agente contra as rugas,  suaviza  e hidrata pele seca, além  de ser calmante para a pele, purifica e agiliza o processo de limpeza dos poros, amolecendo e facilitando  a remoção de impurezas causadoras de bactérias.

O azeite de oliva também protege a pele de possíveis ações agentes prejudiciais naturais como vento e sol, favorecendo a elasticidade da pele, para o cabelo o azeite propicia brilho e vitalidade.

Uma bela maneira de se utilizar o azeite nos cabelos é acrescentá-lo no condicionador e usá-lo como para fazer uma hidratação a cada quinze dias. Os benefícios são admiráveis, pois os fios além de bem hidratados ganham um brilho encantador. Age como fortificante rejuvenescendo os fios fazendo com que cresçam mais saudáveis.

Ainda contando com a generosidade da Oliveiratemos um extrato 100% natural capaz de diminuir as rugas e linhas de expressão, aumentando a firmeza e elasticidade cutânea além de reduzir os efeitos da radiação ultravioleta, a cápsula também diminui a hiperpigmentação da pele. O método reduz células anormais ou disfuncionais ao mesmo tempo em que aumenta a proliferação das células saudáveis, mantendo a cútis radiante e com tonalidade uniforme em poucos dias.

Tudo isso é possível graças à ação do hidroxitirosol, um potente ativo antioxidante e clareador derivado do extrato da azeitona.