Pulmões – purificadores do nosso corpo

04-10-2016
pulmoes

Pulmão, do latim Pulmo e do grego Pleumon significa “nadar, flutuar, fluir”, provavelmente porque esse órgão, quando lançado à água, flutua, ao contrário dos outros.

Do sistema respiratório humano – nariz, traqueia, laringe, faringe e pulmões – esses são os principais órgãos.

Os pulmões são órgãos esponjosos e elásticos formados por milhões de alvéolos que se enchem de ar. Tem aproximadamente 25 cm de comprimento e 700 g de peso. O pulmão direito é maior em largura que o esquerdo, por apresentar três lóbulos (o esquerdo tem dois), mas é mais curto em altura, pois no lado direito o fígado está presente, fazendo com que o diafragma fique mais elevado. No pulmão esquerdo há uma incisura cardíaca (cavidade para o coração).

Na respiração pulmonar o ar entra e sai dos pulmões devido à contração e ao relaxamento do diafragma. Quando o diafragma se contrai, ele diminui a pressão nos pulmões e o ar que está fora do corpo entra rico em oxigênio O2; processo chamado de inspiração.

Quando o diafragma relaxa, a pressão dentro dos pulmões aumenta e o ar que estava dentro agora sai com o dióxido de carbono; processo denominado de expiração.

As pessoas podem parar de respirar mas ninguém consegue ficar sem respirar por mais de alguns segundos, porque a concentração de dióxido de carbono no sangue fica tão alta que o corpo não consegue mais fornecer energia para as células e o bulbo (parte do sistema nervoso que forma o encéfalo) manda impulsos nervosos para o diafragma e os músculos intercostais, para que se contraiam e a respiração volte a ser executada normalmente.

Cuidar dos pulmões é essencial para desfrutar uma boa saúde, sendo assim  segue algumas dicas para limpar os pulmões :

  • Obviamente, um dos hábitos mais nocivos a nossa saúde, especialmente para os pulmões, é o ato de fumar. Portanto, se você é fumante o melhor seria deixar este hábito. Deixar de fumar te ajudará a fortalecer e a limpar os pulmões, algo que o seu corpo agradecerá enormemente. Lembre-se que o tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão.
  • Preste atenção ao que você inala, há muitas substâncias que os pulmões humanos não foram feitos para inalar, após ser exposto a elas, tente tossir para forçá-las a sair.
  • Mantenha-se hidratado. Além de inúmeros benefícios, beber água faz bem para os pulmões. Eles têm uma membrana mucosa que fica mais fina se o corpo estiver hidratado, ajudando em seu funcionamento.
  • Beba Chá de Tanchagen com frequência, esta planta e um grande purificar dos pulmões alem disso ela ainda livra o órgão de toxinas e inclusive da nicotina do cigarro.
  • Faça exercícios exercitar-se regularmente desenvolve a capacidade pulmonar ao extremo tente fazer atividades aeróbicas.

Com a baixa umidade, as doenças respiratórias não hesitam em surgir. Conheça as principais doenças !

 

  • Pneumonia: infecção causada por bactérias, fungos ou vírus que irrita algumas partes dos pulmões e faz com que eles se encham de pus e líquidos.
  • Bronquite: é a infecção dos canais que levam o ar aos pulmões (brônquios).
  • Enfisema pulmonar: doença que faz o pulmão perder a elasticidade necessária para realizar uma boa respiração. Pode ser causada pelo cigarro, por alergia ou envelhecimento.
  • Câncer de pulmão: é um tumor caracterizado pela quebra dos mecanismos de defesa naturais do pulmão, a causa mais comum do câncer de pulmão é o tabagismo por um longo período de tempo.
  • A tuberculose: é uma doença causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo.

Curiosidades

Os pulmões de indivíduos jovens apresentam coloração rosada, com o passar do tempo e conforme os hábitos do indivíduo (fumante ou não fumante) vai escurecendo, devido ao acumulo de impurezas que estão no ar e que o organismo não removeu através do sistema respiratório.

 

                                                                                                                           Continua…