Suplemento à base de algas marinhas ajuda prevenir Gripe

19-07-2015
algas-marinhas-suplemento

Minerais provenientes de algas colaboram para suprir as carências nutricionais da alimentação e atuam no fortalecimento da imunidade.

A gripe é hoje uma das principais causas de faltas ao trabalho, segundo pesquisa do IBGE e do Ministério da Saúde divulgada recentemente. Gripes e resfriados são os principais problemas de saúde que impedem os brasileiros de realizar suas atividades habituais no dia a dia. Eles foram citados pelos entrevistados em mais de 17% dos casos.

E esta é justamente a época propícia às doenças respiratórias. A circulação de vírus como o da gripe prevalece no outono/inverno e, com a temperatura mais baixa, a tendência das pessoas é ficar em ambientes fechados, facilitando o contágio. Mas como evitá-lo?

Repare que muitos indivíduos ficam gripados com as mudanças de clima e temperatura. Isso acontece porque eles estão com o sistema imunológico enfraquecido. Então, é preciso reforçar o mecanismo de defesa do corpo a fim de que, mesmo exposto a vírus, o contágio não aconteça.

Alguns fatores ajudam a baixar a imunidade, como estresse, vida sedentária, ambientes com ar-condicionado sem limpeza regular, entre outros.

É sabido cientificamente que os vírus se desenvolvem com maior facilidade em ambientes mais ácidos. E o que acarreta maior acidez no pH de nosso sangue, diminuindo nossas defesas, são os alimentos industrializados e aqueles cultivados com agrotóxicos.

Deste modo, para manter o organismo fortalecido – mais alcalino e por isso menos propício a infecção por vírus como o da gripe -, é importante incluir em nossa dieta diária uma suplementação alimentar à base de minerais extraídos de algas marinhas.

As algas ajudam a suprir as carências nutricionais dos alimentos que ingerimos hoje em dia, já que elas nos fornecem minerais. A suplementação alimentar por meio de nutrientes como os das algas marinhas é a mais nova descoberta no auxílio à saúde, segundo apontam estudos científicos. Além de serem 100% naturais, elas têm uma absorção pelo organismo bem maior do que a que se verifica com outros compostos. Estudo publicado na revista científica francesa Agro-Food-IndustryHi-Tech constatou que o cálcio proveniente de algas marinhas, de origem vegetal, tem 96% de absorção no organismo, contra 67% de cálcio da dolomita, de origem mineral; e 61% do cálcio de ostra, de origem animal.

“A deficiência de minerais no solo e nos alimentos – causada pelo uso sem controle da terra e a adição de agrotóxicos – mostra que a suplementação com minerais naturais é fundamental para a nossa saúde. E atenção para a origem desses minerais. Cálcio e outros minerais isolados inorgânicos, moleculares ou quelados podem provocar alergias e eventuais depósitos nas artérias e articulações, com prejuízos cardíacos. Por isso, é importante que esses minerais sejam de origem vegetal, como são os das algas”, explica o químico José Celso Guimarães, responsável técnico da PhostherAlgamar, que produz no Brasil um suplemente  a base de algas marinhas que oferece ao organismo minerais essenciais à saúde, prevenindo doenças como a gripe. Este suplemento contém minerais como: zinco, selênio, cálcio e magnésio que atuam direta e indiretamente no sistema imunológico e auxiliam na prevenção de gripes e resfriados comuns nesta época do ano.