Verão – Tempo de cuidados especiais

18-01-2017
verao

Tem gente que se empolga com o verão e acaba se esquecendo de cuidar do corpo. E como beleza é fundamental como dizia o poeta e com a saúde não se brinca, não custa nada seguir algumas dicas para os cabelos, corpo e pele para estar na estação de sol e, sair dela, com tudo em cima. E os cuidados já podem começar com…

PERFUME: Não se esqueça de retirá-lo antes de expor ao sol, pois certos perfumes cítricos podem manchar a pele no local onde foi aplicado.

CABELOS: É nesta época que seu cabelo necessita de maiores cuidados procure o xampu adequado para seu tipo de cabelo lembrando que jaborandi e  arnica ativam a circulação sanguínea do couro cabeludo, deixando seus cabelos mais fortes e saudáveis. Para cabelos quebradiços germe de trigo e queratina que restauram e equilibram as cargas eletrostáticas dos fios e para cabelos claros camomila, indicada também para cabelos crespos, dando ao fio um reflexo dourado. Aproveite para fazer um tratamento reconstrutor intensivo usando máscaras hidratantes que nutrem, hidratam e fortalecem os cabelos. Os produtos mais indicados são à base de tutano, ceramidas, queratina e antioxidantes do Noni. Mas, o queridinho do momento é o óleo de coco um dos produtos naturais mais usados no mundo. Ele proporciona umectação (reposição de lipídeos e massa), revitalização, recuperação, crescimento capilar e até mesmo alisamento. Basta aplicar o óleo sobre o cabelo seco (não precisa lavar antes) e deixar agir por aproximadamente 4 horas. O óleo de coco pode ser usado também no corpo, após o banho, proporcionando maior hidratação e maciez.

MAQUIAGEM: Procure aquela que possui na sua formulação protetor solar e carga reduzida de pigmentação, inclusive para o batom, e nunca se esqueça de usar um batom ou protetor labial antes de sair de casa.

BRONZEAMENTO: Alguns produtos oferecem além de proteção, um bronzeado seguro e prolongado pois são elaborados com urucum, cenoura entre outros compostos. E,  para realizar uma proteção mais efetiva, fixar o bronzeado, realçar a cor, e proteger a pele use cápsulas de urucum ou betacaroteno.

CUIDADOS ESPECIAIS

 Mesmo usando filtros solares deve-se evitar o horário de sol entre 10 e 16 horas, quando há mais raios UVB e podem ocorrer queimaduras solares.

Aplique o produto corretamente e generosamente sobre a pele pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol. Não esqueça que a espessura do filme aplicado sobre a pele é decisiva para a obtenção de níveis adequados de proteção.

Os protetores devem ser reaplicados toda vez que sairmos da água ou de 3-3 horas.

Lembre-se de utilizar os fotoprotetores mesmo em dias nublados. Os raios solares podem atravessar as nuvens e causar danos à pele.

Não use fotoprotetores em crianças com menos de seis meses de idade, exceto sob orientação médica.

Chapéus, viseiras e óculos protegem mas, dê preferência aos acessórios em FPS.

Após o sol a pele vai tornando-se mais ressecada e espessa. Bons hidratantes  feitos com manteiga de Karitê, ajudam a reverter este processo e ainda tornam o bronzeado mais duradouro. Outra dica importante é com relação aos banhos muito quentes  e com sabonete, a dupla resseca demasiadamente a pele. A água deve estar morna e o sabonete deve ser glicerinado e passado somente nas axilas, genitais e nos pés.

Beba muita água, sucos ou outros líquidos capazes de repor as perdas pelo suor.

E aproveite!