Você conhece a Quinua e o Amaranto?

16-10-2014
quinua-amaranto

Quinua é uma planta da família do espinafre, originária da região dos Andes, utilizada pelos Incas. Possui alto valor nutritivo, sendo rica em aminoácidos e carboidratos, além de conter fibras, ômega 3, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E).
Rica em ômega 3 e 6, essas gorduras do bem ajudam na redução do colesterol ruim, o LDL. Cada grão tem 20 aminoácidos diferentes e entre eles a lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e a melhorar a capacidade da memória. Já as proteínas, também contidas no cereal, podem auxiliar na elasticidade das fibras musculares e na recuperação de músculos, tecidos e células. Além disso, a quinua contém fitoestrógenos (hormônios vegetais) que ajudam a amenizar os sintomas da TPM e menopausa.
Pode ser consumido por crianças, grávidas, lactantes, atletas, idosos, adultos e jovens, vegetarianos restritos, celíacos (que são intolerantes ao glúten presente na farinha de trigo)
. 

Ela é encontrada em diversos tipos: grãos, flocos, farinha e até macarrão, a quinua pode ser utilizada em várias receitas e de diversas formas de preparo. Os grãos, podem ser utlizados em saladas, bolinhos com legumes ou cozidos da mesma forma que o arroz, podendo substituí-lo. Já os flocos podem ser consumidos no café da manhã, acompanhando frutas, leite, iogurtes, vitaminas. As farinhas podem fazer parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas. Além disso, a sua imaginação é indispensável para criar receitas e agregar esse alimento ao seu dia-a-dia da forma que achar mais agradável. 

AMARANTO

Possui aproximadamente 15 % de proteínas, valor superior aos cereais mais comuns, como milho, arroz e trigo. Esse alimento estimula a recuperação e o ganho de massa magra, sendo uma ótima opção para atletas, praticantes de atividade física e idosos.

Este benefício ocorre porque o amaranto possui boas quantidades de proteínas, que tem a função de reparar as microlesões que ocorrem como um processo fisiológico normal quando se prática atividades físicas e proporcionar a formação de novas células musculares. Rico em cálcio biodisponível, que é melhor absorvido pelo organismo, ferro, zinco, magnésio, fósforo, vitaminas A e C e fibras. Elas ajudam na redução dos níveis de colesterol no sangue e auxiliam na perder peso, pois os flocos naturais de fibra reduzem o apetite. Além disso, apresenta ação antioxidante, contribui para a melhora do funcionamento do sistema imunológico.

É recomendado para crianças, lactantes e mulheres na fase de amamentação, celíacos, intolerantes à lactose, pois não contém glúten, lactose ou outras substâncias alergênicas em sua composição. O amaranto quase não tem gosto. A farinha pode ser usada em inúmeras misturas, podendo ser adicionado em qualquer preparação. O grão pode ser consumido com fruta, iogurte, leites, e pode ser usado como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas. A semente, quando aquecida, estoura como pipoca e está sendo utilizada para a criação de barras de cereais, musli (mistura de cereais), pães, bolachas e saladas. As folhas podem ser cozidas como a couve.

Esses 2 alimentos possuem alto valor nutritivo e podem ser usados em todas as preparações! O interessante é usar um alimento de cada vez, intercalando-os. Fazendo isso, sua alimentação estará mais completa, sua saúde agradece !